segunda-feira, 16 de março de 2009

RELIGIÃO EM ALTAMIRA

*IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

Em 1950 iniciou em nossa comunidade o processo de evangelização pelo Padre Francisco das Chagas.
Em 1961 foi fundada a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Vitorino Freire, representada pelo Frei Celso que dava assistência a comunidade em Altamira e Vitorino Freire.
No mesmo ano acontecia um milagre em Altamira, um homem que tinha por nome Moarci, estava doente de Tuberculose, doença incurável naquela época. Então Moarci resolveu apegar-se a um santo do Canidé no Ceará, prometeu a São Francisco que se ficasse curado faria uma novena para o santo.
Passaram-se um mês e o homem já estava curado. Moarci cumpriu o que havia prometido. Com isso, São Francisco de Assis passou a ser o padroeiro de nossa cidade e todos os anos a partir do dia 26 de setembro a 04 de outubro acontece o tradicional festejo de São Francisco de Assis em Altamira.
Nos anos 70, alguns alemães vieram para Altamira: Frei Daniel, Frei Lucas, Frei Reinaldo, Frei Adalton e Padre Flávio.
Em 1974 Frei Daniel se estabilizou na cidade, passando assim 8 anos, dando assistência a população tanto no religioso como no Social. Com a saída do Frei Daniel, Frei Lucas e Frei Adalton ficaram visitando a Comunidade.
Em 1992 Padre Sebastião assumiu o trabalho de evangelização como representante da Paróquia de Vitorino Freire, na região de Altamira e Brejo de Areia.
Em 1998 chegou em nossa cidade o Padre Carlos Alberto Tolovi vindo do Estado da Bahia, que contribui com o trabalho comunitário na área social e religiosa. E teve ainda a contribuição de 3 Padres, José Benedito, Toninho e Padre Edson.
Atualmente a Igreja Católica Apostólica Romana em Altamira encontra-se sem um Padre fixo, apenas Padre Sebastião da Paróquia de Vitorino Freire dá assistência sempre que necessário
.
_____________________________
_
* IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉA DE DEUS
Andando com Deus, Ricardo Ribeiro e Orlando Mattos chegaram em Centro dos Cazuzas (Altamira do Maranhão), em 15 de junho de 1953 dirigidos por Pelo Espírito Santo, desbravaram o evangelho e fundaram esta igreja, trazendo as boas novas do evangelho de paz aos corações altamirenses.
Durante 3 anos trabalhadores corajosos de Vitorino Freire nesta cidade. Em 1956 Altamira recebeu seu primeiro Pastor, José Gomes da Silva para continuar a jornada como ministro de Deus no trabalho de evangelização que durou 2 anos.
Em 1958 chegou o 2º Pastor, José Ferreira da Silva, o mesmo pregou o evangelho durante 5 anos.
Para dar continuidade, em 1963 chegou nesta cidade o 3º Pastor, Antonio Fernandes de Oliveira (Tanoca), para ministrar este trabalho sob o comando do Santo Espírito de Deus, enfrentou dificuldades, mas venceu todas, permaneceu aqui 8 anos.
Em 1972 Altamira recebeu seu 4º Pastor, Cícero Catarino Sousa, que pela vontade de Deus construiu o Templo, com auxílio da igreja, para melhoramento da congregação, sua temporada foi de 2 anos.
Em 1974 chegou Francisco Ricardo Lima, o 5º Pastor , para continuar a evangelização, visitando povoados, batizando em nome de Jesus e ganhando almas para o Reino de Deus, passou 7 anos na caminhada.
Em 1981, veio o 6º pastor, Raimundo Travassos de Melo, que foi um ótimo apascentador de ovelhas, junto com seus auxiliares pregaram a mensagem de Deus com amor pelas almas, ficou apenas 2 anos.
Francisco Torres de Mesquita (que já dorme com o Senhor), foi o 7º pastor, chegou em 15/12/1983 em Altamira, como ministro de Deus ganhando almas para o Senhor Jesus, através da pregação da Santa palavra conforme a vontade de Deus. Durou 4 anos de ministério aqui.
O 8º pastor foi Elias Lima de Sousa, que chegou em 1097 como mensageiro da paz no comando do Espírito Santo de Deus, foi um bom obreiro, trabalhando na causa do Senhor, que junto com a igreja, glorificando, evangelizando e engrandecendo o nome do Altíssimo e pregando o Reino de Deus.
Francisco Lima de Sousa foi o 9º Pastor a trabalhar nesta igreja, chegou em 1989 sob o poder e graça do Espírito Santo seguindo o exemplo de Jesus, pregando a palavra e ganhando almas para o reino de Deus.
Em 22/12/1995, Pastor Joel dos Santos chega em Altamira, foi o décimo pastor, que como ministro de Deus sob a liderança do Espírito Santo, lutou contra o mal trabalhando em prol desta causa Santa, como varão valoroso que orou pelas almas no nome de Jesus, pregou o evangelho.
Segundo as instruções de Jesus que diz: ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Chegou em Altamira o Pastor Gerson Ribeiro de Abreu, em 31/12/2002, como varão aprovado, está conosco ministrando os ensinos gloriosos da palavra de Deus para edificação da igreja, pregando a mensagem da salvação e juntamente com homens e mulheres de fé está pregando o evangelho por todo o campo de Altamira, ganhando almas para o reino de Deus.

Um comentário:

  1. coneço todos esses ex-prefeitos! todos bem atenciosos com a comunidade e principalmente o dr. Miranda e seu sogro Rosalino! ass: Marcelo, de Canarana MT, cidade natal: Altamira MA.

    ResponderExcluir